Os Fatores Evolutivos e A Genética Populacional
- Isa Modro
- 7 de abr. de 2020
- 1 min de leitura
☙A atividade proposta para esse Post foi a de assistir o vídeo "Quatro Heranças - Genética Médica Populacional" e produzir um comentário curto, apontando os fatores evolutivos envolvidos nesses processos. Vou deixar o link do vídeo disponível para quem se interessar: https://vimeo.com/52122415❧

Imagem: Domínio Público.
O aparecimento de Doenças Genéticas em uma determinada população está intrinsecamente ligado aos Fatores Evolutivos. No Documentário conseguimos nota-los logo no primeiro caso, que se passa em Monte Santo - Bahia, cidade com população relativamente pequena e com casos elevados de doenças raras como a Mucopolissacaridose-6, Hipotiroidismo Progênito e Fenilcetonúria e o que têm em comum é o fato de serem provenientes da união de genes recessivos.
Nesse caso pode-se destacar dois fatores evolutivos importantes:
1º O Casamento Preferencial: Ao serem investigados os registros matrimoniais e relatos da população, pode se notar que, casamentos consanguíneos e endogâmicos, ou seja de uma mesma região, são muito comuns em Monte Santo.
2º A Deriva Genética: Tanto pela carga histórica, quanto pelo ambiente em que é localizado, pode-se observar que os indivíduos que geraram a atual população de Monte Santo passaram pelo que chamamos de Efeito Fundador, quando uma população deixa outra maior e funda uma nova população. Com esse Fator alguns genes, como os responsáveis pelas Doenças Genéticas Raras se tornam mais frequentes em aparecer naquela população.
Referências: RIDLEY, Mark. Evolução. 3.ed. Porto Alegre: Artmed, 2007. Cap.7. p.185-221.
Vídeo: Quatro Heranças - Genética Médica Populacional https://vimeo.com/52122415
Bem bacana o estudo de caso se passar com um acontecimento brasileiro. Sucinto e informativo ^^
Ps. Gostei mto da imagem ilustrativa.