top of page
Buscar

Influência do Darwinismo para Ciência contemporânea

  • Evolubio
  • 27 de fev. de 2020
  • 2 min de leitura


Charles Robert Darwin /Fonte: Domínio Público Público

Charles Robert Darwin, naturalista importante, nascido em 12 de fevereiro de 1809, em Shrewsbury, Inglaterra. Desde jovem demonstrava seu interesse pela ciência e um grande fascínio pela natureza e por todos os fenômenos que nela habitavam, dedicava-se às suas coleções e a realizar experimentos junto de seu irmão, em um laboratório de química.

Submetido a cursar Medicina aos 16 anos, abandonou o curso ao saber que deveria realizar cirurgias sem anestesias, não aceitou seguir esse destino, já que não era aquilo que havia sonhado para si. Logo após, foi sujeitado novamente a cursar bacharelado em Artes pela Universidade de Cambridge, para tornar-se clérigo da Igreja anglicana, foi então que Darwin conheceu uma das pessoas responsáveis por seu futuro, John Stevens Henslow, um naturalista dedicado à botânica. John foi quem indicou Darwin para participar da tripulação do HMS (Her Majesty Ship) Beagle, um navio que faria uma grande viagem passando por várias regiões do mundo.

Viagem de Darwin / Fonte: Domínio Público

Em 27 de dezembro de 1831, Darwin embarcou no Beagle, e, durante os cinco anos que esteve em expedição a redor do mundo coletou diversas formas de vida, compreendendo melhor as mudanças ocorridas nas espécies. Darwin coletou fosseis e fez inúmeras observações geológicas, permitindo observar a suposta evolução que as espécies teriam sofrido no decorrer do tempo.

Durante a expedição às ilhas Galápagos, ponto importante da viagem, pois lá Darwin percebeu que cada ilha possuía um grupo de pássaros e que provavelmente, essa especificidade apresentava relação com as características dos meio onde eles viviam. Essa análise foi de suma importância para entender o processo de seleção natural proposto pelo mesmo, e que cada espécie se adapta ao ambiente e que seu desenvolvimento vem de um ancestral comum.

Cladograma representa a ideia de um ancestral comum/ Fonte: Domínio Público

Darwin propôs que a evolução ocorreria graças ao mecanismo conhecido como seleção natural, que consiste em selecionar indivíduos mais adaptados a determinada condição, eliminando aqueles desvantajosos para essa mesma condição. Essa seleção se divide em: Variação, onde todos os membros de uma espécie são diferentes, esta variabilidade é hereditária; Hereditariedade, onde todos os organismos geram mais descendentes do que podem sobreviver e Reprodução diferencial, como nem todos sobrevivem a aqueles que o tendem a possuir as características que atendem as demandas do ambiente. Ele também nos deu a oportunidade de desvendar segredos da origem da vida, como em diversas áreas da geologia, dentro de questões como o surgimento dos continentes e ilhas, e na ecologia por ter criados conceitos como nicho ecológico e ecossistema, por ditar que as espécies ocupam um lugar determinado dentro do sistema da natureza.


Em 19 abril de 1882, provavelmente em decorrência de um ataque cardíaco, Charles Darwin fez-se memória em encerrar seu ciclo biológico / Fonte: Domínio Público

 
 
 

2 comentarios


Paulo Freitas
Paulo Freitas
04 abr 2020

Que coisa hein !!

Me gusta

Laiz Furlan Balioni
Laiz Furlan Balioni
31 mar 2020

Parabéns pela postagem pessoal!

Atentem-se para alguns fatos:

Darwin fez suas proposições sobre a evolução biológica das espécies antes de formalizar a definição de seleção natural.

Cuidado com o termo variação, o melhor é variabilidade.

Darwin não estudou a origem da vida, lembra que comentamos em sala que se forem questionados sobre a opinião de Darwin quanto a origem da vida, devem responder que ele não formulou teorias a respeito deste tema...

Me gusta

© 2020 por Isabelly Modro. Orgulhosamente criado com Wix.com

papoula
bottom of page