A Importância da Divulgação Científica por meio do Museu de História Natural de Taubaté
- Isa Modro
- 7 de abr. de 2020
- 2 min de leitura

Ilustração: Domínio Público.
Os Museus são como grandes vitrines, expondo uma das mais preciosas habilidades que nós como humanidade desenvolvemos, a transmissão do conhecimento. São locais que nos remetem a outros lugares e outras épocas, além de trazer ao grande público as descobertas e novas perspectivas adquiridas por meio ciência.
Um Museu de História Natural, tem como objetivo não só expor fósseis ou réplicas, para serem observados como forma de lazer, mais do que isso, apresentam o importante papel de trazer informações sobre as novas descobertas e esclarecer dúvidas sobre a origem, transformação do planeta e da vida que nela habitou ou nela habita.

Ilustração: Domínio Público.
As peças expostas no Museu de História Natural de Taubaté, são cuidadosamente distribuídas em uma sequência cronológica para facilitar a compreensão de quem o visita, além de contar com guias que trazem as informações de maneira facilitada ao público. Abrangem as exposições:
❦ Tipos de Rochas ❦ Formação das Rochas ❦ Formação dos Fósseis ❦ Coleções Entomológicas ❦ ❦Fósseis (originais, réplicas, modelos com a função de dar noção de como eram esses seres, seus ambientes e climas) ❦ Animais Taxidermizados (aves, mamíferos grandes, répteis) ❦ ❦ Desenvolvimento dos Primatas ❦ Dioramas (representações 2D de seres orgânicos, paleoambientes e paleoclimas)❦
A dinâmica de um museu envolve muitos profissionais como Biólogos, Geólogos, Paleontólogos, Paleobiólogos, Artistas, entre muitos outros, que em conjunto tornam divulgação científica mais eficiente por meio de suas produções. Com isso os museus criam um elo importante entre a população e o meio científico, proporcionando além da troca do saber, um despertar do interesse pela ciência e pelo planeta, em crianças, jovens e adultos.

Foto:Cecília Bastos. Jornal da USP.
☙ Sobre o Museu de História Natural de Taubaté: começa sua história na década de 70, quando Herculano Alvarenga fez a grande descoberta do Paraphysornis brasiliensis e restaurando uma ave pré histórica datada de cerca de 23 milhões de anos, na cidade de Tremembé.
Essa descoberta abriu várias oportunidades de intercâmbio, tanto para museus do Brasil , quanto para museus no mundo todo, o que contribuiu significativamente para ampliar o acervo e o campo de pesquisa, a Inauguração oficial foi em 2 de Julho de 2004, onde o acervo de mais de 2.500 peças passou a ocupar o atual prédio com o apoio na Prefeitura de Taubaté.
Localização:
Rua Juvenal Dias de Carvalho, 111, Jardim Ana Emília – Taubaté – SP / CEP 12070-640❧
Referências:
Guia de Taubaté. Disponível em: <https://guiataubate.com.br/museus-em-taubate/museu-de-historia-natural-de-taubate>
Brazilian PaleoArt. Disponível em: <http://brazilianpaleoart.blogspot.com/?m=1>
PaleoZOO Brazil. Disponível em: <https://www.paleozoobr.com/classificao-classification>
Jornal da USP. Disponível em: <https://jornal.usp.br/universidade/acoes-para-comunidade/o-mundo-da-geologia-descoberto-por-quem-trabalha-com-ela/>
Museu de História Natural de Taubaté: <http://www.museuhistorianatural.com>
Comentarios